Bandas como o Iron Maiden, Megadeth e Slipknot ainda continuam arrastando multidões nas estradas, apesar de terem apenas um membro fundador em suas formações.
Em uma banda é inerentemente trabalhar em equipe, ser colaborativo. Mas, ao mesmo tempo, mudanças na formação sempre foram frequentes. Embora as parcerias de trabalho e as duplas de composição tenham feito grandes coisas neste gênero (veja Hetfield e Ulrich do Metallica ou King e Hanneman do Slayer), as vezes as bandas têm um único integrante principal em sua atual formação. Aqui estão 14 bandas de rock e heavy metal que continuam relevantes com apenas um membro original restante:
Iron Maiden (Steve Harris)
O baixista Steve Harris fundou o Iron Maiden depois que sua antiga banda, Smiler, considerou suas ideias muito complicadas. Steve se mantém como baixista de sua banda desde 1975, com o segundo membro por mais tempo na banda, o guitarrista Dave Murray, se juntando no ano seguinte.
Slipknot (Shawn “Clown” Crahan)
Considerando que tinham nove membros e uma reputação por shows anárquicos, o Slipknot foi surpreendentemente estável durante sua ascensão. A “formação clássica” da banda durou quatro álbuns, antes que o baixista Paul Gray falecesse em 2010 e o baterista Joey Jordison fosse dispensado em 2013. Essas mudanças trágicas e conturbadas significaram que o percussionista personalizado Shawn “Clown” Crahan se tornou o único co-fundador ainda na banda.
Megadeth (Dave Mustaine)
O Megadeth sempre foi a banda de Dave Mustaine. Foi seu ódio pelos ex-colegas do Metallica que impulsionou seu thrash e seus riffs que os tornaram lendários. No entanto, durante a maior parte de sua carreira, Mustaine teve seu companheiro David Ellefson no baixo. Isso significou que ambas as saídas de Ellefson (uma em 2002 e outra em 2021) deixaram Mustaine como o único membro “clássico” do Megadeth a permanecer.
Anthrax (Scott Ian)
Mesmo na época em que o Anthrax lançou o segundo álbum, “Spreading The Disease”, em 1985, o guitarrista rítmico Scott Ian era o único membro original ainda presente. Os participantes do thrash metal de Nova York eram originalmente uma parceria entre Scott e o baixista Dan Lilker, com uma porta giratória de músicos ao redor deles. Assim, a demissão de Dan em 1984 deixou Scott continuar com uma formação nova e agora muito mais estável.
Evanescence (Amy Lee)
O Evanescence era inicialmente um duo, lançando o canto angelical da cantora Amy Lee contra os riffs de nu metal de Ben Moody. Apesar de os dois serem amigos de longa data, Ben deixou a banda durante a turnê do álbum “Fallen”, citando diferenças criativas. Isso deixou Amy para seguir em frente com uma variedade de músicos de turnê, mas Ben desde então divulgou um comunicado se desculpando e esperando fazer as pazes.
Machine Head (Robb Flynn)
O cantor/guitarrista Robb Flynn fundou o Machine Head após um desentendimento com sua antiga banda de thrash, Vio-lence, e a decisão do mestre de fazer músicas mais pesadas e grooveadas os levaria ao estrelato. Robb sempre foi o líder do quarteto, mas eles realmente mantiveram dois membros originais (ele e o baixista Adam Duce) por mais de 20 anos. Infelizmente, a saída de Adam desencadeou uma tempestade de problemas pessoais e legais.
Fear Factory (Dino Cazares)
A narrativa do Fear Factory tem sido consistentemente marcada pela relação produtiva e simultaneamente tumultuada entre o guitarrista Dino Cazares e o vocalista Burton C. Bell. Juntos, eles alcançaram feitos notáveis, destacando-se particularmente com o álbum “Demanufacture” de 1995, mas também empreenderam esforços separados para dar continuidade à banda. Atualmente, Dino lidera o grupo, após atravessar anos de complexidades legais com seu agora ex-colega, buscando determinar a propriedade do nome Fear Factory.
Venom (Cronos)
Os rebeldes da New Wave Of British Heavy Metal, Venom, se tornaram notórios devido à sua abordagem punk suja de produção e representações satânicas. Os precursores do black metal constituíam um trio coeso em seu período áureo – o baixista/cantor Cronos, o guitarrista Mantas e o baterista Abaddon – mas isso ocorreu há quatro décadas. Atualmente, Cronos prossegue com dois novos companheiros para disseminar a mensagem profana.
Exodus (Tom Hunting)
Atualmente, Gary Holt é visto como a força motriz do Exodus, já que suas habilidades de composição energizam os entusiastas do thrash metal, e sua ausência devido às turnês com o Slayer causou um atraso no mais recente álbum da banda. No entanto, Holt ingressou na banda dois anos após sua criação, e, na realidade, é o baterista Tom Hunting que permanece como o membro original dentro de suas fileiras. Embora Hunting tenha se afastado da formação em duas ocasiões, sua contribuição ainda é valorizada!
Jethro Tull (Ian Anderson)
O cérebro por trás do Jethro Tull, Ian Anderson, é o único membro original da banda nos dias de hoje. Todos os outros membros atuais da influente banda de rock clássico se juntaram em 2007 ou depois. A formação original foi criada na Inglaterra em 1967.
Queens Of The Stone Age (Josh Homme)
Josh Homme, vocalista e guitarrista, é o último membro original ainda presente no Queens of the Stone Age, após a saída do primeiro baixista Nick Oliveri em 2004. O baterista inicial, Alfredo Hernandez, deixou a banda em 1999. Infelizmente, desde que foi formada em 1996, a banda tem sido principalmente um veículo para as composições de Homme. Esse propósito foi definido mesmo antes de ele recrutar os demais membros da banda.
The Cure (Robert Smith)
Robert Smith, o lendário vocalista da querida banda de new wave, The Cure, permanece como o único membro original ainda ativo. No entanto, o baixista Simon Gallup, embora não seja um membro fundador, tornou-se parte integrante da banda ao substituir Michael Dempsey apenas um ano após a formação do grupo na Inglaterra em 1978.
AC/DC (Angus Young)
Angus Young, o guitarrista mascote da banda, é atualmente o único membro original remanescente no AC/DC, após o falecimento de seu irmão, o guitarrista base Malcolm Young, em 2017. Malcolm havia deixado a banda em 2014 por motivos de saúde. O vocalista principal Bon Scott, que faleceu em 1980, sucedeu o vocalista fundador Dale Evans, que saiu do grupo em 1974. Os membros originais Larry Van Kriedt no baixo e Colin Burgess na bateria também se afastaram nos primeiros anos.
Lynyrd Skynyrd (Gary Rossington)
Gary Rossington iniciou o Lynyrd Skynyrd em 1964 ao lado do vocalista Ronnie Van Zant, que nos deixou aos 29 anos cerca de 14 anos depois, e do baterista Bob Burns. Em 2015, Burns nos deixou, seguido pelo baixista fundador Larry Junstrom em 2019. Na atualidade, com uma formação que se transformou ao longo de cinco décadas, Rossington é o único membro original que permanece na banda.
Eagles (Don Henley)
Don Henley é o único Eagle original remanescente na formação da banda de rock clássico desde a morte do colega co-fundador Glenn Frey em 2016. Henley estava lá com Frey quando a banda foi formada em 1971 como grupo de apoio para a cantora Linda Ronstadt. Vale lembrar que os músicos Bernie Leadon e Randy Meisner foram adições iniciais.
Deep Purple (Ian Paice)
Os fãs do Deep Purple categorizam a carreira da banda de rock em “Marks” – do Mark I (1968-69) até o Mark IX (sua iteração atual a partir de meados de 2022). O baterista fundador Ian Paice é o único músico que fez parte de todas essas formações – desde o início com Ritchie Blackmore na guitarra. Hoje, Paice é o único membro original restante do Deep Purple. Basta chamá-lo de “Soldier of Fortune”.
Rainbow (Ritchie Blackmore)
Atualmente, o Rainbow é tão singularmente o projeto do ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, que a banda é também conhecida como Blackmore’s Rainbow. Formada em 1975, o Rainbow contou inicialmente com o Ronnie James Dio, que mais tarde lideraria o Black Sabbath por um tempo. No entanto, todos os membros atuais do Rainbow, exceto Blackmore, se juntaram nos anos 90 ou posteriormente.
Scorpions (Rudolf Schenker)
O guitarrista fundador Rudolf Schenker é o último membro original remanescente dos Scorpions. No entanto, o vocalista principal Klaus Meine foi uma adição precoce ao grupo – ele se juntou quatro anos após a formação da banda em 1965. O guitarrista Matthias Jabs foi recrutado em 1978.
Judas Priest (Ian Hill)
O baixista Ian Hill é o único membro original remanescente da instituição do heavy metal Judas Priest desde a formação da banda em 1970. O vocalista de longa data, Rob Halford, juntou-se à banda em 1973, substituindo o vocalista fundador Al Atkins. O guitarrista Glenn Tipton ingressou em 1974, e o baterista Scott Travis entrou em 1989. Como Tipton faz turnês de forma esporádica nos dias de hoje por razões de saúde, os guitarristas Richie Faulkner e Andy Sneap atualmente preenchem a lacuna.
LEIA TAMBÉM: Os 10 Discos Mais Caros já Vendidos no Mundo
Formado em Publicidade e apaixonado pelo universo da música e das bebidas, Jefferson criou o São Gallö como um hobby, onde compartilha curiosidades e histórias fascinantes desses dois mundos.