Você pode pedir sua cerveja ou chope com um, dois ou três dedos de colarinho, isso vai de acordo com sua preferência e é algo pessoal, no entanto é preciso ficar atento caso sua bebida não apresente a espuma, e você vai entender sua importância
A variação de cada estilo de cerveja vai apresentar um resultado diferente de sua espuma, “Existem estilos, principalmente ingleses, que formam pouca espuma e ela acaba rápido. Já as belgas têm muita formação de espuma, e faz parte do visual”, explica o sommelier e fundador do Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff.
Os copos, que ajudam a aperfeiçoar seus respectivos estilos, também são importantes para com a formação da espuma. “O da Weiss, por exemplo, tem o formato para ter muita espuma. Já o pint é feito para não segurar espuma”, explica Wolff.
LEIA TAMBÉM: Ninkasi, a Deusa da cerveja
Porém, caso você recebe sua cerveja sem a espuma, o mais provável é que essa bebida esteja adequada para degustação, ou seja, a cerveja está com um certo defeito de fábrica, podendo obviamente ter outras possibilidades.
Mas afinal, qual a importância da espuma?
A espuma é formada pelo gás carbônico e as proteínas contidas na cerveja. Ela é essencial para a degustação da bebida. “Ela mantém o sabor, o amargor que está presente nela”, explica Wolff. Além disso, o colarinho ajuda a manter a temperatura da bebida no copo, e na liberação dos aromas.
Fonte: Somos Todos Cervejeiros

Formado em Publicidade e apaixonado pelo universo da música e das bebidas, Jefferson criou o São Gallö como um hobby, onde compartilha curiosidades e histórias fascinantes desses dois mundos.