Especial Roberto Carlos

‘Especial Roberto Carlos’ precisa ser de fato ESPECIAL

O músico Roberto Carlos é sem dúvidas o maior ícone brasileiro no ramo em que atua. Eu sei que você pode já estar reclamando em voz alta dizendo que o mesmo é “um produto da Rede Globo” e que “não merece a ‘coroa’ que tem” e muitas outras frases prontas que estão sendo ditas há décadas e que não parece ter efeito sobre os fãs – e admiradores – do capixaba, que seguem com suas coleções muito bem guardadas e que esperam, todo final de ano, ansiosamente pelo Especial Roberto Carlos.

Como sabemos, quantitativo é muito diferente de qualitativo, ou seja, um artista não passa a ser bom só por que vendeu milhões de álbuns e virou temas de novelas, assim como qualidade é algo muito mais subjetivo. Mas se quisermos tomar como parâmetro o quão grande é o sucesso do representante da Jovem Guarda, basta analisarmos os números da Associação Brasileira dos Produtores de Disco e a gravadora Sony BMG, que estimam que o artista já vendeu mais de 120 milhões de cópias ao redor do planeta. Para se ter uma ideia da importância do Roberto Carlos aqui na América Latina, Elvis e Beatles estão atrás em números de vendas em nossa região continental.

Motivos para um Especial Roberto Carlos – ESPECIAL

Verdade seja dita, e acredito que boa parte dos fãs concordam, é que o Roberto Carlos que aparece nos especiais da TV Globo por décadas, está longe de ser o personagem que foi coroado como rei.

Quase que unanimidade entre os jovens, o termo “brega” é quase que um sinônimo quando o assunto é o cantor. Mas vai aqui uma dica: nunca dê confiança a quem faz uso da palavra descrita acima de forma pejorativa.

Eu tive muita sorte do meu irmão mais velho gostar e ouvir Roberto Carlos enquanto passava por minha infância, apesar de carregar o preconceito com o artista, eu já conseguia distinguir uma diferença de fases daquilo que meu irmão ouvia com aquilo que eu assistia todo final de ano na TV Globo.

Músicas dos álbuns “Roberto Carlos” (66) e “Em Ritmo de Aventura” (67) trazem uma memória afetiva gigantesca e me faz reconhecer o preconceito com aquele que poderia ter facilmente uma aprovação muito maior entre o público brasileiro caso não tivesse engessado seu próprio passado.

‘Roberto Carlos em Ritmo de Aventura’ de 1967 é um clássico absoluto

Repertório quase ideal

Acreditar em uma mudança no repertório dos shows do Roberto Carlos não é uma esperança que valha a pena alimentar e o motivo parte dos dois lados; convidar artistas jovens e muitas vezes sem talento, parece ser algo institucionalizado na emissora carioca, que jamais aceitaria em chamar artistas, mesmo que novos e talentosos, sem conhecimento do grande público – vale aqui um adendo: a Globo realmente acredita que quem gosta de Roberto Carlos gosta de Ludmilla? Eu particularmente tenho dúvidas – como é o caso da banda paulistana “O Terno”, seria sensacional ver uma participação deles na música “As canções que você fez pra mim” ou a já consolidada banda “IRA” subindo ao palco para cantar “Você não serve pra mim” e muitas outras infinitas boas possibilidades!

Por parte do artista global, seria impossível vê-lo cantar algumas músicas de seu imenso repertório e quiçá ver o rei querer reviver o passado que lhe deu o título de “Rei da Juventude” no programa do Chacrinha, como é o caso da música “Quero Que Vá Tudo pro Inferno”.

A propósito, o Tiago Dias já tratou de 7 álbuns geniais do Rei no Uol. Vale a pena conferir!

Especial Roberto Carlos

Pensando em um repertório minimamente fantasioso, montei algo razoavelmente possível e que com certeza traria algo novo para muita gente que só sabe associar o Roberto Carlos como o ser místico, sem mesmo saber o motivo dele ter conquistado tal fama.

Obviamente, hinos como “Detalhes”, “Amigos”, “Jesus Cristo” dentre outros, aparecem na lista. Sejamos um pouco lúcidos. Sem eles, não haveria um ‘Especial Roberto Carlos’.

Confira o repertório:

  1. Emoções
  2. Você Deixou Alguém a Esperar
  3. Parei na Contra Mão
  4. As curvas da Estrada de Santos
  5. Nem Mesmo Você
  6. As canções Que Você Fez Pra Mim
  7. Se Você Pensa
  8. Quando
  9. Querem acabar comigo
  10. Todos Estão Surdos
  11. 120… 150…200km por hora
  12. Nossa Senhora
  13. Parei… Olhei
  14. Eu te Darei o Céu
  15. Por isso Corro Demais
  16. Você Não Serve Pra Mim
  17. Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
  18. E Por Isso Estou Aqui
  19. Aquele Beijo Que Te Dei
  20. Nossa Canção
  21. Esqueça
  22. O Diamante Cor de Rosa
  23. Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo
  24. Amigo
  25. Ilegal, Imoral ou Engorda
  26. Lobo Mau
  27. O Sósia
  28. Eu Sou Terrível
  29. O Astronauta
  30. Detalhes
  31. Jesus Cristo

E por último e não menos importante, para algo se tornar especial, não pode ser rotineiro. Um especial deveria vir, ao menos, em um espaço maior de tempo, para que assim possamos dar um pouco mais valor naquilo que estamos consumindo. E no caso, estamos assistindo um replay há décadas.